domingo, 1 de novembro de 2009

Prazer...

Boa noite a todos os meus queridos companheiros de jornada. Hoje resolvi falar um pouco de prazer. Supostamente prazer é algo que nos satisfaz de preferência até a plenitude do nosso ser! Lembro-me que enquanto criança e pré-adolescente a minha visão de prazer baseava-se em sonhos. Sonho de ser um jogador de futebol internacional, sonho de poder dar condições de vida a quem a própria vida recusou dar (à minha família). Eu sabia que era especial, especial para os meus. Ao chegar aos meus dezoito anos comecei  a realizar que era difícil concretizar esses sonhos, mas no entanto não deixei de sonhar. A vida deu uma enorme volta e muitas perdas entre entes queridos e amigos, como também a auto-destruição de pérolas da minha vida (pai, mãe, tio etc)levaram-me a uma profunda depressão(falarei desses momentos num outro post).

Alguns anos mais tarde a minha visão da vida alargou bastante seus horizontes e comecei a olhar bem para a minha geração. Uma geração apelidada de rasca que como muitas outras buscava de forma insaciável o prazer e a auto-realização. Foi demasiada a frustração! Foi e é! Acho impressionante o conceito de prazer que é hoje intrínseco em jovens como eu. O prazer ao invés de ser algo que nos leva a um clímax mental, emocional. ou físico. Levamos a auto-destruição, vejo vidas abandonarem casamentos prósperos em prol de uma noite sexualmente intensa com desconhecidos. Vejo potenciais génios mendigando nas ruas porque ninguém nunca lhes disse que os amavam. Vejo talentos entregues a comas alcoólicos tudo em prol de uma real satisfação. Vejo sonhos americanos indo pelo cano em prol de dinheiro sujo. Vejo homossexualidade destruindo vidas devido a falta de amor familiar e aceitação sobre algo que não é humanamente normal. Não me tomem por leigo meu tio caminhou em direcção à morte desde os seus treze anos devido ao que ele achava ser uma orientação sexual diferente. Sei que por ter dito isto posso estar a  ser odiado neste momento, mas é por amor que eu te digo: todos estes presentes envenenados que referenciei têm conotação espiritual. Encontrei o verdadeiro prazer ao conhecer o Mestre da Galileia mais conhecido por Jesus chamado o Cristo. Ele foi é e será o maior educador de todos os tempos. Ao pesquisar sobre suas atitudes e suas palavras descobri o porque de minha geração estar completamente cega nao exclusivamente em relaçao ao prazer mas em relação a tudo o que vive ou sente. Somos cegos guiados por cegos. Não temos referências que nos mostrem que caminho a seguir. Não estou aqui a pregar religião alguma nem a tentar converter ninguém! Estou apenas a apresentar-te a fonte que me levou a saciar todo o meu desejo por prazer. Oro para que grandes pensadores reapareçam. Que nasçam mais Luther Kings mais Eça's de Queirós mais Abraham Lincon's. E que deixemos de olhar para pessoas fúteis como  referências.

Espero nao te ter magoado amigo mas foi por amor que trouxe este texto duro ansiando que um dia possas sentir o gozo que hoje sinto. Apesar de uma vida difícil posso dizer afincadamente sou feliz com o pouco que tenho e do pouco que tenho tu fazes parte. Um abraço com muito amor Carlos Franqueira.

4 comentários:

  1. Pois é meu qerido. A cada dia deparamo-nos mais e mais com as situaçoes qe referiste. E cada vez mais a sociedade tem olhado para elas como "normais". Mas nao sao, e e' a naturalidade com qe sao encaradas qe realmente me assusta!
    Claro qe nenhum de nós e' perfeito, alias somos expostos a estas situaçoes tal como todos os outros, mas eu gostava qe tal como faço (e olha qe por vezes tenho de lutar comigo propria pro fazer) qe os jovens pudessem dizer nao a todos estes prazeres momentaneos ...
    Nao é facil, mas não é de todo impossivel!

    Gosto muito dos teus textos, alias adorei o mendigo parte 2!
    Ahh e tambem gosto muito de ti!
    Beijinho Grande,
    Ju Peqenaaa

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom saber que existe entre nós pessoas com mente sã, e que não escolhe palavras para descrever a difícil, a dura e por vezes micrólite realidade que hoje se expõe diante de todos. E por outro lado a quem pensa que esse mesma vida é o próximo trem, por falta de paciência e uma visão mais critica. É claro que por vezes somos obrigado a olhar por esse prisma, mas não a seguir. E ai esta um exemplo explicito. Gosto imenso do teu Blog bro, porque durante a leitura tenho experienciado outras formas de pensar, olhar para vida com optimismo que é o que falta em muitos de nós nos dia de hoje. Continua assim mano. Ja tens um em rede que não lê apenas, mas sente. Obrigado

    UNDERVATE.........

    ResponderEliminar
  3. Muita razão tu tens, infelizmente. Vidas se corrompem e perdem por prazeres carnais, pura e unicamente terrenos. No entanto, desta triste realidade, também nós, evangélicos, temos culpa: Quantas vezes já nos envergonhámos do Nome de Cristo? Quantas vezes induzímos pessoas em erro por aconselhá-las segundo a nossa própria verdade? Quantas vezes ignorámos e desprezámos quem está realmente à espera de uma notícia como "Cristo morreu por ti na Cruz para que tu sejas sarado, para que nada te falte (amor, inclusivé) e para que não tenhas de viver em condenação!"? Pois é. Nós também criamos entraves. Cabe-nos, somente a nós, pedir perdão e, em Nome de Jesus, ganhar essas e outras vidas.
    O Senhor quer-nos usar. Que sejamos, a cada dia, como o vaso é nas mãos do oleiro: Que nos quebremos nas mãos do Pai e que deixemos que Ele nos molde e use conforme quiser.

    Um beijo grande, meu irmão.

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos, paz! É bom ter um mano na turma, Glória a Deus, tal como tu também perdi mto nesta vida, mas Jesus devolveu-me a vida, e vida em abundância, a paz e a alegria de viver! E estar neste curso também é vontade Dele, é bom entregarmo-nos na suas mãos e deixar que nos use, realizando a Sua vontade em nós. Gostei mto do que escreves-te, são realidades que nos tocam de forma directa ou indirecta,este mundo edifica-se num rodopio entre a ganancia e desespero, vagueiam cheio de tudo mas vazios espiritualmente. Em tudo o Senhor tem um proposito.Continua com este trabalho, que a palavra toque e mude corações em nome de Jesus.
    Dta
    Sandra Dias

    ResponderEliminar