quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mendigo...Parte dois...


Boa noite amados pensadores. Passaram-se duas semanas desde que abordei o tema: "mendigo" realmente impactou a minha vida. Levou-me a perceber o ritmo vertiginoso com o qual voltamos a ser hipócritas. Passo a explicar, em "o mendigo" eu defendi a necessidade de transformar o nosso entendimento. De forma a começarmos a ver os invisíveis desta sociedade com outros olhos. Ajudando! Fosse monetariamente, fosse lutando contra a sua fome, sua solidão ou simplesmente com um sorriso que transmiti-se amor. Senti-me realmente um ser melhor após escrever o que escrevi.
Mas esta segunda-feira, sujeito ao stress do trabalho, tive de entregar uns documentos no centro da grande Lisboa que eram no mínimo urgentes. Então estacionei no parque mais próximo do edifício que pretendia. Fiquei absolutamente irado quando após pagar o parking, um mendigo(arrumador de carros) se chegou ao pé de mim. Nem boa tarde lhe disse. Apenas disse: eu volto já é rápido. Resolvi o que tinha a resolver e dei por mim a procurar na carteira por uma moeda para passar por bom samaritano. Encontrei um euro e pensei cá para mim: Isto é demais deixa procurar uma de cinquenta cêntimos, e pronto lá fiz a boa acção do dia.

Ao entregar-lhe essa mesma moeda ele agradeceu, e foi como se naquele momento eu tivesse sido antigido por uma faca de dois gumes... E foi isso que realmente aconteceu a minha consciência foi perfurada ate ao cerne da minha alma. Trazendo o pouquíssimo de boa pessoa que há em mim à superfície. Parei a frente dele e perguntei o seu nome. Orlando(nome fictício) foi a sua resposta. Palavra após palavra não dei pelo tempo passar. num apice uma hora passou. Que me levou a realizar que o verdadeiro mendigo era eu. Os seus olhos não tinham qualquer expressão. Havia um vazio e uma dor imensa transmitidas por cada palavra que ele me dirigia.
Saí desolado com minha hipocrisia, a historia de Orlando baseava-se em arrumar carros, ajudar nos cais de descargas e dormir no centro de solidariedade. Todo o dinheiro que ele tinha confessou que era para comprar os seus "charros" e PARA PAGAR OS ESTUDOS A UM JOVEM QUE TINHA UM EXCELENTE CORAÇÃO MAS ALEM DA MÃE LOUCA E DOS IRMÃOS DEFICIENTES tinha como companheiros o cheiro nauseabundo de uma casa degradada e roupas que nem de trapos eram dignas de serem chamadas. Não sei se o que falou foi real, ou apenas o seu ideal de vida. Sei que ele ficou super satisfeito porque ganhou um novo amigo. Já eu além de ter ganho um novo amigo ganhei uma duvida. AFINAL QUEM SÃO OS MENDIGOS? 
Sei que o texto foi longo, obrigado por o lerem até ao fim. Um abraço com muito amor, desta mente por vezes hipócrita e sem abrigo, que almeja ser um verdadeiro poeta da vida. Sem uma caneta mas com um coração humilde. Carlos Franqueira

3 comentários:

  1. Não tenho a menor dúvida que és um Poeta da Vida dotado de uma imensa paixão pelas pessoas, ditas "transparentes", aos olhos de uma crescente maioria (infelizmente).
    ADOREI O TEXTO! Dá vontade de ler mais e mais e mais! :)
    Não sei bem porque mas tenho poucas recordações de infância… uma delas leva-me para os meus 6/7 anos…. Recordo-me do luxo que envolvia o restaurante onde estava com os meus pais naquele dia… farta comida, gente requintada... e no meio da vaga recordação, um pedinte, (que ainda hoje recordo o rosto). Era novo, muito bonito e por de trás dos trapos escuros que trazia escondia um ar altivo!
    Na minha imaginação de criança, aquele mendigo que implorava por um pedaço de pão era alguém que merecia toda a nossa atenção, um príncipe pobre quem sabe!!! :) Crianças! Ou influencias dos desenhos das disney!!!

    Marcou-me o olhar vazio que trazia e indignou-me a forma como conseguiam continuar a comer como se nada fosse!

    Fiquei a analisar cada gesto, cada expressão do seu rosto, como se nele existisse um código que me permitisse ler-lhe a estória. Cansa ouvir dizer aquela velha expressão de que não podemos mudar o mundo!
    Mas tenho em mim que podemos sempre tornar um dia melhor, o mundo de alguém!

    ResponderEliminar
  2. "Andai em amor, como também Cristo vos amou (...)". é isto que a Palavra de Deus diz aos Efésios 5:2, fácil de se dizer, fácil de se escreve, mas quando chega a altura da prática... Ele sim, "se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave".

    "mendigo", fez-me, faz-me e espero que me faça pensar em amar com amor extravagante ecolocar de parte todos os "não me toques" e... Amar!

    Continua amigo, és uma benção.
    beijoca
    Donna =)

    ResponderEliminar
  3. Dar aos outros aquilo que de graça recebemos, este é o verdadeiro tesouro. Grande Deus, que olha como ninguém, que cuida que ama, que suprime. Sei dúvida muitas vezes falta-nos o tempo, mas que tempo, se tudo é sustentado por Ele. Cruzamo-nos com tanta gente, comum átrio, divergentes corações, vidas estraçalhadas pela dor, sem rumo, vazias!! E nós?! Falo por mim, é bom dar, muitas vezes uma palavra um sorriso, muda vidas!! Que possamos estar atentos á voz divina!! Onde está o exercito do Senhor?A batalha é hoje, é tempo de agirmos em prol do outro. Deus ama a todos!
    Obgda Mano pela partilha
    Dta
    Sandra Dias

    ResponderEliminar