domingo, 18 de outubro de 2009

Mendigo...

Boa noite amigos, cá estou eu novamente a falar sobre um tema que marcou o meu fim-de-semana. Alguns de vocês sabem que participei no programa Arte Compaixão (duplo sentido). No qual interagi, com os ditos invisíveis da nossa sociedade apelidados de mendigos...

Cheguei a casa e tomei uma atitude reflexiva, decidi pesquisar até ao cerne da minha alma, o que afinal era um mendigo...Vejamos o que diz o dicionário: "pessoa que vive de esmolas; pedinte". Será que realmente é só isto? Decidi dar um toque muito pessoal, baseado nas atitudes da nossa sociedade, em relação aos mesmos. Os nossos actos diários dizem que o mendigo é, escumalha, infeliz, louco, ladrão, aldrabão e acima de tudo INVISÍVEL.
Eu compreendo que de facto há sempre mal intencionados que se fazem passar por doentes para receber alguns trocos enquanto mendigam, e esses sim realmente mendigam. Agora os invisíveis nos quais se foca este texto são pessoas extremamente carentes que lutam afincadamente contra a solidão, contra a fome, contra o frio e contra o total desprezo de todos nós. Incluindo muitos que se declaram entusiasticamente cristãos... Vamos ser sinceros quantos de nós passamos por eles e fazemos vista grossa há sua necessidade, ou simplesmente mudamos de passeio só para não nos cruzarmos com eles? Faço mea-culpa apesar de as vezes parar para falar com eles, sinto que como ser humano podia fazer muito mais. Como disse a minha reflexão foi profunda. Cheguei a conclusão que poderia dar muito mais.Muitos deles, mais que dinheiro precisam de atenção de um abraço que os encha de calor de palavras que lhe aqueçam o coração! Até quando amigos? Até quando as nossas obsessões nos impedirão de obtermos um crescimento constante enquanto seres humanos? A próxima vez que se cruzar com um mendigo lembre-se o seu sorriso pode mudar o mundo de alguem! Um abraço de um mendigo de pensamentos que anseia em crescer Carlos Franqueira

7 comentários:

  1. Mano Estou a Espera Mas e Do Livro pah!
    eheheh..xD!Continua Mano, Tu e Que Sabes!


    Mr.D!Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Wow ... Se o fim de dia d ontem, aquela experiencia e aquela cumunhao ja tinha mexido comigo, aquilo qe escreveste foi mesmo a "cereja no topo do bolo".
    É doloroso rever todos os meus pensamentos em relação a estas vidas, quantas vezes eu nao passei por um sem-abrigo e tive medo, a serio! Sei qe nao sou unica mas torna-se tão ridiculo quando percebes qe provavelmente ele estará muito mais aterrorizado do qe eu pensando qe receberá mais uma vez desprezo, indiferença... Qe mais uma vez, inumeras pessoas irão passar por ele mas qe continuará só pqe nenhuma se dispoe a partilhar nada com ele.
    É nisto qe percebemos qe falhamos tanto ao espalhar o amor de Deus, pqe fogo como é qe somos capazes de dizer qe temos um namor sincero quando por vezes nos tamos como superiores a um ser devido 'a sua condição social! É riculo!
    Mas enfim se aquela iniciativa, se aquilo qe escreste nao servir para mais ninguem, fica sabendo qe serviu pra me fazer reflectir e pra me fazer mudar de atitude a cada vez qe dobrar uma esquina e encontrar alguem desamparado, abandonado e esquecido... Ou seja, significa qe vou andar a espalhar o meu sorriso por aiii :D

    (Gosteii muito do texto ;D )

    Beijao pa vocee ^^

    Ju Peqenaa :P *

    ResponderEliminar
  3. Olá colega,

    Com muita pena minha não consegui ir assistir a essa excelente iniciativa que tinhas falado... mas por coincidencia ou não, acabei por ir ao cinema ver: "O SOLISTA" que é baseado numa comovente história real de talentoso músico que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Assim se torna um sem-abrigo. O filme retrata o encontro casual entre este prodigio musico e um jornalista, onde este faz de tudo para o ajudar a reencontrar o seu caminho...nasce entre eles uma grande amizade que transforma completamente as suas vidas.

    PARABENS pelo blog!

    Beijinho,
    Paty

    *http://www.youtube.com/watch?v=z3KGQpZ7GK4

    ResponderEliminar
  4. Por momentos pensei estar a ler um livro, que por sinal recomendo..."A Saga de um Pensador" de Augusto Cury, sei que vais amar! Desde que o li fiquei a olhar todos os mendigos de uma forma muito mais afável. Eles são gente como nós! Mas que por qualquer motivo trilharam caminhos que os levaram ás ruas, por trás de cada um há sempre uma história de vida enriquecedora para quem a quiser escutar, o que é difícil! Pois todos ou quase todos passam indiferentes ou pura e simplesmente se afastam porque os mendigos são invisíveis á maioria de qualquer comum dos mortais.
    Quem dera que assim não fosse.
    Vamos acreditar que com estes alertas as coisas vão melhorar.
    Adorei o teu blogue! Parabéns.
    Carpe Diem :)

    ResponderEliminar
  5. Nossa vc escreveu o que é a pura verdade do cotidiano aí em Portugal e aqui no Brasil não é nada diferente acho que deve ser até PIOR. Temos q mudar mesmo!

    ResponderEliminar
  6. oi
    adorei o que tu escreveste, porque tu falas da realidade...hoje em dia muitas pessoas ja nao têm o espirito do solidarismo acho horrivel que as pessoas sintam nojo ou muitas das vezes indeferança por essas pessoas que vivem nas ruas pk poderia ser qualquer um de nós naquela situaçao...i quando falaste dos cistaos acho que eles deveriam ser os mais solidarios com esse tipo de pessoas pk deus dix que somos todos irmaos i por isso devemos sempre ajudar os nossos irmaos....





    adoro o teu blog
    está altamente



    bjxinhos i continua assim


    aposto que ainda as de escrever um livro

    ^_^

    ResponderEliminar
  7. Mano, cada vez te sinto mais...
    A tua literatura, poesia, contexto, ponderação, esta muito forte, continua a trazer-nos mais coisas :D

    "quantas vezes encondes-te a palavra, quando um faminto precisava, na alvorada ele andava sem rumo sem prumo numa estrada" - n sei se te lembras, mas é msm

    "Até quando as nossas obsessões nos impedirão de obtermos um crescimento constante enquanto seres humanos?"

    ResponderEliminar