sábado, 14 de novembro de 2009

Depressão...

Boa noite a todos os amantes da leitura! Hoje vim falar de um tema que durante muito anos evitei falar. Era extremamente doloroso para mim. Num post anterior disse que falaria um pedaço sobre este filme digno de hollywood chamado: A minha vida.
De forma sucinta, de forma a resumir 24 anos num pequeno trecho não poético. Avancemos até aos meus 16 anos de idade. Era um rapaz triste por dentro, apesar de toda a energia e alegria sofrível exprimida no dia-a-dia.  Afinal de contas meu pai tinha saído à pouco tempo do terrível cárcere mental, chamado estabelecimento prisional de Lisboa. Nem um convite para jogar futebol pelo Benfica me devolvia a alegria de viver, pois dias antes tinha recebido uma terrível noticia: meu avô materno que me criara, tinha acusado cancro no pulmão em estado bastante avançado. Como se não bastasse meu padrinho (tio) apareceu em casa com sida diagnosticada(4 dias de vida, era o que os especialistas lhe diziam ter). Devastador o sentimento! Obviamente que a estrela deste texto apareceu de forma amorosa dentro do meu ser. DEPRESSÃO! Atingiu não somente a mim, mas também a minha querida mãe que após ver-me praticamente enlouquecer, tentou tudo! Psicólogos(argumentavam que não me abria)! Psiquiatra(Aparentemente era caso apenas para psicologia)! E até uma dita bruxa boa(como se isso fosse possível)! Enfim, sobrevivi, alias muito mais que isso! Voltando a estrela da companhia. A DEPRESSÃO!

A depressão é provavelmente a mais devastadora doença do século XXI (opinião pessoal). Surge de forma subtil, entrega-se com delicadeza até que nos devora ferozmente! Além de tudo isso trouxe à boleia um terrível aliado, o preconceito. A depressão é tão denegridora hoje, como nos tempos dos nossos avós era usarmos óculos! Dá para acreditar? Sem duvida que dá, são ciclos de pensamentos que invadem nossa mente não nos permite respirar, trás medo, insegurança, baixa auto-estima, dor e muito sofrimento. Só quem passa por ela sabe a relação de ódio mutuo que temos. Enfim, como disse anteriormente, nao somente sobrevivi. Hoje vivo completamente sarado dessa enfermidade que me saturou forças e esgotou a sanidade durante 3 longos anos. E é nesse ponto que eu me queria focar, amados a DEPRESSÃO TEM CURA!
Não deixes de lutar contra ela, luta nao desistas de ti mesmo! Tomar comprimidos não é sinal de loucura! É sinal de sabedoria! A medicação é uma forte arma contra este terrível inimigo. Mas se mesmo assim não te sentes capaz de vencer, lembra-te do Carpinteiro da Nazaré Jesus chamado  O CRISTO e estuda-o com todas as tuas forças. Sei que pode parecer loucura mas foi ao estuda-lo e ao procurar conhece-lo que venci esta longa batalha contra a depressão.
Amados como notaram, hoje fiz um texto completamente diferente do habitual e como tal decidi dar-vós uma sugestão de leitura que em muito me fortaleceu: "Análise da inteligência de Cristo" (colectânea de 5 livros) de Augusto Cury. Espero que tenha servido de ajuda a quem realmente necessita de uma palavra de consolo. Deste autor de prosa, que ama a vida como se ela fosse uma autentica poesia. Um Abraço, Carlos Franqueira.
P.S. Se leste este pensamento até ao fim acredita: Nasceste com um propósito!
P.S.2. Se leste este pensamento até ao fim lembra-te: ÉS UMA PESSOA MUITO ESPECIAL!

6 comentários:

  1. gostei mto deste. Para mim tlx o melhor de todos na minha opniao! Beijos continua assim maninhu. adoro te mto:D

    ResponderEliminar
  2. Estrada dura que deixa a profundenza das nossas pegadas num pantanal imundo entre a revolta e o desespero, vida aprisionada a perguntas fundamentadas num ciclico vazio, dor silenciosa que invande com angustia demente, que pouco a pouco amarra qualquer vontade, deixando o ódio se instalar como câncer..ferida exposta á faminta fome!!
    Mas há cura sim, e libertação! Até ao dia que neguei, que não cri na sua existência, não pude ser tocada pela sua mão saradora, existe sim uma forma de sair dessa escuridão, e esse caminho é Jesus!
    Mano obrigada pela partilha,
    Dta
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Especial és tu, meu primo kerido. Tens sp uma palavra amiga pa dar nakeles momentos em k parece k é o fim. Obrigado por mais esse texto e por todo o apoio k me tens dado. Beijo nesse coração enorme.

    Zeni

    ResponderEliminar
  4. Estamos bem, estamos viivos, mesmo assim há vazios dentro de nós, tanta gente, em redor mesmo assim tão sós...
    A DEPRESSÃO É provavelmente A MAIS DEVASTADORA DOENÇA DO SÉCULO!
    Aceitar o desafio de um PAI que deu o seu próprio filho para que nós (eu e tu) não tivéssemos de sofrer, É A SOLUÇÃO!

    Num segundo a lembrança do passado mas há esperança por Ele nos ter perdoado!

    Corremos o mundo a procurar, na esperança de encontrar alguém que oiça o nosso clamor, mas amigos, não vale a pena!

    Que é que já não passou por um bom bocado... upa upa. Mas é nesse momento de aflição, que ele sustém tua vida em S'ua mão, quando nada faz sentido... é nesse momento que tu vez que és amado e a promessa é se tudo cair, estás seguro!

    Pára um momento, dá-lhe uma oportunidade, fala com Deus e verás que Ele está right there!

    "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

    Um abraço grande.
    E um espeial para ti Charles =)!

    Filipa Trindade.

    ResponderEliminar
  5. Desde que ouvi o teu testemunho pela primeira vez, tocou-me imenso. Mas a parte que sempre me deixa mais feliz e com uma lágrima no canto do olho, é aquela em que mostras como Cristo mudou a tua vida. O teu testemunho é poderoso e ele pode ajudar muita gente a encontrar o caminho da verdade.
    Talvez as tuas palavras me toquem também por outro motivo: eu sou uma pessoa com uma auto-estima baixa e tenho muitos complexos. E, sempre que pareço estar na direcçao certa para a cura, há algo que me faz descer bem fundo e que me deixa sem forças para me levantar.
    Provavelmente, ninguém diria isto de mim e nem eu o diria, até porque me acho uma pessoa bastante alegre, mas várias pessoas usadas por Deus já mo disseram.
    Após a descoberta deste problema, creio que o reconhecimento é, tal como em outros problemas, o começo para um cura total. Depois, é orar sem cessar, ler a Palavra, meditar nela e deixar tudo nas mãos de Cristo. Ainda hoje não me mentalizei disto, mas creio estar em Cristo a solução de toda esta situação.
    Um beijão, mano (L)

    P.S.: Muitas das minhas recaídas devem-se a palavras amargosas que partem dos meus próprios familiares e amigos e muitas até são propositadas. Portanto, sei que, muitas vezes, nem neles podemos confiar. Contudo, há sempre O ÚNICO E VERDADEIRO AMIGO sempre de braços abertos à nossa espera - Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus!

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito porque já pessei por ela...

    devemos partilhar vivências,experiências e sabedoria com os outros ;)

    Rebeca senti bastante esse teu P.S: "Muitas das minhas recaídas devem-se a palavras amargosas que partem dos meus próprios familiares e amigos e muitas até são propositadas. Portanto, sei que, muitas vezes, nem neles podemos confiar."

    Infelismente é bem verdade, e as pessoas n entendem no geral como se pode dizer certas coisas a cerca de nossos próprios familiares, porque n vivem, n ouvem nem sentem o mesmo.

    Temos um verdadeiro amigo, sempre lá a toda a hora, ele cura, ilumina, protege, acompanha e abre caminho, ele sim está sempre lá, ama-nos de verdade.

    ResponderEliminar