domingo, 29 de novembro de 2009

Expliquem-me a essência...


Boa noite a todos os amantes da vida. Hoje queria pedir que alguém, me explicasse a essência... a essência do racismo! No meu ponto de vista, é essencial, deixar as escamas dos nossos olhos caírem de forma a entendermos esta dita essência... Desde os primórdios da humanidade que povos conquistavam outros tornando-os escravos. Como por exemplo no tempo do império romano em que os judeus eram subjugados sendo considerados uma raça inferior. Ou mais tarde quando o senhor Adolf tomou a sua raça, como a raça imperial massacrando novamente os pobres judeus. Sendo eu português, não poderei também esquecer todo o sofrimento que impusemos ao povo brasileiro como também aos nossos irmãos dos PALOP. Desde já o meu abraço as família oriundas de todos aqueles que sobreviveram ao sofrimento imposto por seus irmãos portugueses vinda desde à quinhentos anos atrás até aos dias de hoje.  De facto existe ainda hoje na mente de algumas pessoas um complexo de inferioridade relacionado com as atrocidades feitas por nos portugueses aos seus povos no passado. É compreensível, mas tem de ser ultrapassado mais do que nunca o sangue que hoje nos une, tem de ser uma fonte de união e não mais um pólo do ódio racial instalado por este mundo fora.

Mais recentemente houve também conflitos raciais muito intensos gerados por um ódio racial incompreensível que ao fim de contas levou a genocídios. Não sendo um conflito de cor mas de crenças ou etnias (Ruanda, Darfur). Sinceramente isso levou-me a uma enorme tristeza, não consigo ser indiferente e ficar com o coração congelado ignorando o sofrimento de corações que clamam por ajuda. Senti-me impotente isso sim. Mas não descrente, minhas orações foram tudo o que pude fazer...
Quanto ao dia de hoje, sinto-me profundamente angustiado, pois o racismo pós-moderno consegue ignorar crenças, cores, etnias... Mas não consegue ignorar é a própria raça humana. O ser humano actual esta insano luta contra si mesmo optando por sua auto-destruição. Abandonando, ideais, abandonando o ético e moralmente correcto tudo em busca de um preocupante senso de Hedonismo centralizado em sexo imoral, poder e dinheiro.
Sei que sou apenas uma gota neste vasto oceano chamado planeta terra, mas oro, pedindo ao Deus criador que o Ser humano, se volte para o amor ao próximo que Jesus Cristo pregou, que se incline ao Sonho pelo qual Luther King morreu. A essência do racismo meus amados, é entender como disse Marcus "Best": "que a diferença não faz diferença!" A diferença cultural, ou a cor da nossa pele nunca será algo negativo mas será sempre a essência de uma vida apaixonante com uma variedade não encontrada nos mais belos contos de amor! Um abraço com muito amor deste poeta incolor. Carlos Franqueira

3 comentários:

  1. Bem dito!

    A meu ver a essência do racismo é o culminar de uma arrogância extrema na necessidade de nos sentirmos "melhores" do que outras pessoas.

    E também não curto nada quando penso que sou português e que os meus antepassados andaram pelo mundo inteiro a segregar, a dividir, e a espalhar esse sentimento de arrogância, que, como dizes, ainda hoje subsiste.

    Há que fazer fluir o amor. E isso é todo um projecto de vida...

    ResponderEliminar
  2. Lindo de mais Kallas...

    foram inventadas muitas palavras pela raça humana...palavras para distinguirmos e diferenciarmos o que nós ou o outro ou o passado, sociedade, dogma, verdade geral, ou manual nos diz...as pessoas na verdade não se seguem, elas seguem o que lhes colocam na frente, vam atrás da corrente.
    A verdade é q somos todos sabemos a verdade, apenas permanece dentro de cada um à espera d eser relembrada, praticada e partilhada.

    Não podemos mudar nem colocar nada no coração nem na cabeça de ninguém, todos conseguem chegar onde é preciso, basta querer.
    E memso quando partilhamos algo n estamos a ensinar nada, o outro capta e chega lá por si.

    Somos todos feitos do mesmo e vimos do mesmo, não há raça nem cor porque todos nós somos pequenas particulas de um todo, espalhados, diospersos por este mundo fora, vivendo uma experiência humana.

    orações ao criador devem ser de agradecimento e nunca de prece, agradecer o que se tem e msm o q n se tem mas acreditamos q poderemos ter.
    A prece é carência, e nós somos e temos tudo que precisamos para viver bem e felizes.

    O que acontece no racismo e em outras manias e coisas mais é nada mais que gente com suas almas perdidas, vivem guiados pelas suas personalidades em vez de se deixarem guiar por suas almas.
    Estão perdidos e seguem o materialismo.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, tens toda a razão.
    Existem dois aspectos sobre os quais gostaria de insidir:
    1º - É verdadeiramente vergonhoso ver que o nosso povo escravizou e sujeitou a tanto sofrimento outras nações que, ainda hoje, sofrem repercussões disso. Todos os atrasos de que estes países sofrem (a nível de tecnologias, saúde, etc.) deve-se, em parte, a isso mesmo. Contudo, ainda nos consideramos capazes de apontar o dedo criticando e insultando as pessoas vindas desses mesmos países por terem um tom de pele, cultura e/ou costumes diferentes. Será que já parámos para pensar que a diferença faz a diversidade e a diversidade a beleza?
    2º - Um dos valores agora incutidos à nossa geração é, precisamente, o racismo. Lembro-me perfeitamente de, quando eu andava na creche, ouvir a suposta educadora dizer para mim e para o meu irmão: "A preta da tua mãe (...)", "Ouve lá, a tua mãe não é preta?! (...)". O que é isto?! Será que ninguém tem a coragem necessária para dizer "BASTA!"? Onde e quando iremos nós parar?

    Rogo a Cristo que use esta geração que segue as suas pisadas de forma a acabar com este flagelo.

    Um beijo :D

    ResponderEliminar